15 de mar. de 2009

Reforma Ortográfica


A reforma ortográfica para alguns adeptos fieis à língua portuguesa dificultou muito e para outros facilitou. Depende do ponto de vista. Não é de hoje que os pesquisadores, cientistas e políticos vêm discutindo sobre essas alterações. O fato é que estamos em processo de transformação global.
O idioma português é a quinto mais falado do mundo, alcançando aproximadamente 200 milhões de pessoas. A reforma ortográfica é para unificar o idioma, principalmente, na comunidade lusifônica, que é constituída pelo Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe (os cinco últimos na África) e por Macau, Timor Leste, onde também esteve presente a colonização p
ortuguesa.
O processo de reforma ortográfica ocorre aproximadamente há dezenove anos. Este fator é devido a interesses políticos e econômicos decorrentes da globalização. Porém foi no ano passado que o governo brasileiro publicou a resolução 17, sobre as alterações ortográficas de 2009 a 2012.
Detalhe,estas adaptações ortográficas não vão interferir na oralidade, somente, enfatizando, na ortografia. Segue algumas transformações:
1. O alfabeto da língua portuguesa passa de 23 para 26 letras, incorporando o k, y e w;
2.Palavras terminadas na mesma vogal será separado por hífen. Ex.: micro ondas (ficará micro-ondas), anti semita(ficará anti-semita).
Palavras terminadas com vogais diferentes juntam-se. Ex.: infraestrutura.
3. O uso do trema não será mais utilizado. Ex.: traquilidade, equidade,
4. Não existirá o acento diferencial como pára (verbo) e para (preposição), pêlo (substantivo) e pelo (preposição+ artigo);
5. Os ditongos EI e OI deixam de ser acentuadas nas paroxítonas, como idéia (ideia).
6. Deixam de ser acentuadas em terminações nos encontros vocálicos OO e EE, como voo e enjoo.
Com a oficialização da nova grafia o
Ministério de educação terá que reciclar os professores para alfabetizar e (re) alfabetizar os estudantes. Porém, com o ensino 'empurrado' atualmente e com as dificuldades dos alunos em aprender o básico do português, imagina a aceitação dos mesmos com esta reforma ortográfica? Como será este novo desafio?

Nenhum comentário: