16 de mar. de 2009

Readequação da Feira de Artesanato em Contagem

Após uma readequação de espaço na feira de artesanato no bairro Eldorado, localizado em Contagem, a feira passará por mais um processo: a readequação dos feirantes. Atualmente são aproximadamente 993 feirantes cadastrados aos Sábados e 520 feirantes cadastrados aos Domingos, de acordo com os dados apurados com o Gerente da Feira, Carlos Marques. Segundo ele, o maior faturamento é no Sábado e a feira de alimentação é o que mais arrecada.

Até em Agosto deste ano os feirantes só continuarão vendendo na feira mediante licitação. Assim dará oportunidade para as pessoas que se inscreveram e que há anos estão aguardando a disponibilidade. Os familiares que possuirem várias barracas perderão o espaço, dando ensejo para outras pessoas. Carlos Marques explica que a licitação funcionará através de um edital e o candidato terá que expor seu projeto primeiro, e depois será analisado pela bancada.
Outra mudança que será realizada é que só será comercializado na feira produtos 100% manufaturado, ou seja, será analisado os produtos que serão vendidos, e se nao forem produzido manualmente, exceto alimentos, não participará da feira.
Marques informa que desde o decreto imposto pela prefeita Marília Campos(PT), em 2006, facilitou e ampliou mais oportunidades para os feirantes, que antes era somente pedir que a barraca era montada. Além disto a segurança colaborou muito para a tranquilidade dos expositores.
Hoje, os feirantes de Contagem pagam impostos e renda anual, no qual o valor depende do espaço utilizado, como por exemplo 2m equivale à R$2,20. Na barraca de alimentos o valor é superior a outras barracas, devido o espaço ser maior.
Durante a semana os artesãos produzem, na espectativa de chegar no final de semana para vender. Muitos dependem da venda para pagar contas e cuidar da casa, como por exemplo a artesã Ana Americana, 53 anos. Ela e a sua filha adotiva de 18 anos, Natalia, produzem durante a semana lembrancinhas para gestantes ou para quarto de recém nascido. Quando chega o final de semana é esperar e vender. Ana sustenta a casa, pois seu marido está atualmente desempregado, além disto tem mais quatro filhos. Nao sabe informar quanto arrecada, mas informa que geralmente na segunda quinzena do mês ela vende mais.
Assim, acontece com muitos outros feirantes. Dependendo da época a venda é pouca, principalmente na primeira quinzena do mês. Em épocas comemorativas a venda é maior.
A espectativa da prefeitura é crescer o quadro de artesões contagienses, mais barracas, organizar em categorias para facilitar na compra e chamar mais a clientela. Carlos Marques comenta que 50% dos feirantes não são moradores de Contagem.
A feira de artesanato do Eldorado funciona aos Sábados e Domingos, de 7 às 16horas.


sites relacionados:

A criatividade artesã
Mulheres na feira hippie

voltar a página inicial

Nenhum comentário: