Mesmo após a sua morte, Renato Russo ainda desperta paixões em muitos ‘legionários’.
Além de cantor da banda Legião Urbana, ele era um grande compositor, considerado um dos melhores do rock brasileiro.
Renato Russo nasceu em 27 de março de 1960, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro. Filho de pai economista do Banco do Brasil e de mãe professora de inglês.Renato teve uma infância tranqüila, em uma família de classe média alta, onde pôde adquirir uma boa amplitude cultural. Principalmente, depois da estada fora do Brasil.
Seu nome verdadeiro era Renato Manfredini Júnior. O nome artístico surgiu em homenagem aos filósofos que ele admirava: Jean-Jacques Rousseau, Bertrand Russel e ao pintor Henri Rousseau. Morou em Nova York durante três anos de sua infância, obtendo uma boa fluência em inglês. Em 1969, a família Manfredini volta ao Brasil, mais precisamente para o Rio de Janeiro. Aos 13 anos de idade, devido a uma nova transferência de seu pai, Renato e sua família mudam-se para Brasília. A nova terra seria inspiração para a carreira musical do cantor, e para algumas composições que no futuro virariam sucesso. Aproximadamente, aos 15 anos ele lutou contra a Epifisiólise, uma doença rara que enfraquece os ossos. Ficou imobilizado dois anos. Neste período em que ficou de cama, Renato aproveitou para estudar muito, e passou logo na primeira tentativa no vestibular da CEUB para cursar Jornalismo
Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico (1978),estilo punk, o qual perdurou durante quatro anos e terminou devido as constantes brigas que haviam entre Renato Russo e o baterista Fê Lemos. Após o término da banda Renato passou um tempo sozinho.
Em 1982, Renato parte para a segunda banda: Legião Urbana, com estilo musical oposto ao Aborto Elétrico. Renato permaneceu na banda até sua morte.
Os admiradores faziam uma brincadeira com o nome da banda: chamavam-na de “Religião Urbana”, fato este, que não agradava Renato Russo.
Em 1988 Renato assumi sua bissexualidade.
Em 1991, gravaram o disco V. Nesta época o vocalista da banda enfrentava problemas com drogas e álcool. Um exemplo deste fato foi o show que seria realizado em Natal, cancelado um mês após o trabalho de divulgação do disco.
Em 1993, iniciou carreira-solo de sucesso paralela à Legião Urbana, lançando os discos The Stonewall Celebration Concert (1993), em inglês; Equilíbrio Distante (1995), em italiano; e ainda o disco póstumo O Último Solo (1997).
Além de ter gravado três discos solos, Renato Russo cantou ao lado de Herbert Viana, Cássia Eller, Leila Pinheiro, 14 Bis, Erasmo Carlos e Paulo Ricardo.
Ele faleceu no dia 11 de outubro de 1996, às 1h e 15 min, pesando 45 kilos em conseqüência causada pela Aids, era soropositivo desde de 1989 mas poucas pessoas sabiam sobre sua doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário