13 de mai. de 2009

GRIPE SUÍNA CHEGA NO BRASIL



Com mais de 5.728 casos da doença, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde(OMS), a gripe suína.ou vírus influenza A - H1N1, como é conhecida, representa o maior risco de pandemia.

O vírus Influenza A - H1N1 é uma doença respiratória que teve origem em porcos, a partir da contaminação de material genético de diferente vírus da gripe. É transmitido por via aérea, através de espirros e tosses, passando de pessoa para pessoa. Os sintomas são parecidos com os da gripe comum, incluindo febre acima de 38ºC, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas relatam ter apresentado catarro, dor de garganta e náuseas.

A Organização Mundial de Saúde, afirma que a pessoa não pega a doença comendo carne de porco.

De acordo com o Centro de Prevenção e Controle de doença dos EUA (CDC), a temperatura do cozimento (71ºC) destrói o vírus e as bactérias.

A OMS adverte que pessoas com alguma doença crônica ou deficiência imunológica estão suscetíveis à doença. A prevenção tomada em locais infectados, é a utilização de máscara e evitar contato com materiais das pessoas infectadas.

O Brasil está tomando as devidas precauções, como tripulações e passageiros de aeronaves oriundos dos EUA e do México recebem materiais com informações sobre sintomas da doença. Quando há suspeita, a pessoa é levada para um posto da Anvisa ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e, se necessário, encaminhado para um hospital da rede pública. Quem tiver com sintomas procurar imediatamente um médico.



Mais informações:

http://portal.saude.gov.br/saude/

Nenhum comentário: